segunda-feira, 10 de maio de 2010
A temperatura cai e os cuidados aumentam!
O Durante o inverno, além da queda da temperatura, a falta de chuva nas grandes cidades também contribui para o aumento da poluição, que favorece o parecimento dos problemas respiratórios. Abaixo, saiba como identificar alguns sintomas:
Cães: Cinomose (corrimento nasal e ocular, conjuntivite, espirros, apatia, febre e tosse); Traqueobronquite (tosse intensa, seca ou com catarro) e Pneumonia (secreção nasal mucopurulenta, apatia, inapetência, cansaço, intolerância ao exercício, tosse produtiva e alguns casos febre).
Gatos: Doenças do Trato Respiratório (dificuldade respiratória, espirros intermitentes com secreção ocular e nasal) e Obstrução Uretral (dificuldades para urinar, diminuição da quantidade de urina e urinar fora da caixa).
Alguns cuidados são essenciais para a manutenção da saúde do seu animal. Manter a vacinação em dia é dever de quem possui animais de estimação, vale lembrar que as vacinas, além de preservar a saúde evitam o surgimento de inúmeras doenças. As vacinas podem ser aplicadas em qualquer período do ano, sendo interessante que o animal esteja imunizado antes do inverno.
Nesta época do ano, vale a pena lembrar também que as “roupinhas” deixam de ser adornos e servem como proteção contra o vento e a umidade. Por isso, proteger os animais com roupas e cobertores quentinhos podem ser uma boa opção para dias mais frios.
Nesta época não é necessário aumentar a quantidade de alimento, ao contrário do que se pensa os animais não sentem mais fome nesta época do ano. Porém é neste período que ocorre a diminuição da ingestão de água e que pode afetar principalmente os gatos, ocasionando doenças do trato urinário.
Cuide bem do seu animalzinho! Ele merece todo amor e carinho!
Patrícia Monteiro de Barros / Médica Veterinária da SOS Animal
CRMV-SP 22310
Conheça também nosso site: www.pattypet.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário