quinta-feira, 13 de maio de 2010
Gripe Canina
Com a chegada do frio, aumentam as chances do seu cão contrair a traqueobronquite infecciosa canina, ou “tosse dos canis” (Gripe Canina), É uma doença infecto contagiosa que pode acometer filhotes e adultos. Ela é causada por um ou mais agentes infecciosos, incluindo o adenovírus canino tipo 2, o vírus da parainfluenza e Bordetella bronchiseptica. Os cães acometidos são primeiramente detectados em razão do início súbito de uma tosse grave, produtiva ou improdutiva, que frequentemente é aumentada por exercício, excitação ou pressão da coleira no pescoço. Ânsia de vômito ou secreção nasal também podem estar presentes.
Os casos não complicados, são diagnosticados com base nos sinais presentes. Em casos mais serveros, não havendo a cura com o primeiro tratamento, deve-se realizar um hemograma e outros exames auxiliares como o RX de tórax.
O tratamento tem sucesso na maioria dos casos, e é feito a base de antibióticos, descongestionantes, repouso do animal e alimentação e higiene corretas.
Essa doença pode ser evitada por meio da redução da exposição do animal aos microrganismos e por programas completos de vacinação. Nutrição excelente, vermifugação rotineira e exclusão do stresse aumentam a capacidade do cão de responder adequadamente à infecção sem mostrar sinais sérios. Hoje já existem vacinas completas e eficazes, oferecendo proteção rápida em até 72 horas após a aplicação. Algumas vacinas não necessitam de aplicação com agulhas, evitando nódulos no local da aplicação, podendo ser administradas por via intranasal. Essas vacinas devem ser administradas por um medico veterinário, portanto pergunte ao seu como proteger seu animal contra esse mal.
Patrícia Monteiro de Barros / Médica Veterinária da SOS Animal
CRMV-SP 22310
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário