quinta-feira, 27 de maio de 2010
Banho e Tosa
O banho, ao contrário do que muitos pensam, é essencial tanto para cães como para gatos. Um animal sempre limpinho e bem cuidado com certeza será um alvo menor para doenças e parasitas como carrapatos e pulgas. Mas é claro que devemos tomar alguns tipos de cuidados para a realização do banho ou tosa senão o banho pode sair pior do que a encomenda, causando sérios problemas para a saúde e pele do animal.
Cães devem tomar banho uma vez por semana no máximo e no mínimo uma vez por mês, para gatos segue a mesma regra. Filhotes também podem tomar banhos, desde que to- dos os cuidados sejam tomados (vacinação, pet shop de confiança, etc...)
Os produtos usados para o banho e a tosa são secador e soprador, máquinas e lâminas, tesouras retas, curvas e dentadas, rasqueadeiras, escovas e pinças para a limpeza dos ouvidos, banheiras apropriadas e devidamente higienizadas, produtos para a higiene auricular, xampu e condicionadores próprios (pelos longos, claros, escuros, filhotes, etc...)
Deve-se usar sempre água morna no banho dos cães porque eles sentirão muito frio se a água estiver fria, visto que a temperatura corpórea normal deles, a depender do tamanho e da raça, varia de 37,5º a 39,0º.
O soprador ajuda na secagem do bichinho, pois é ruim para o animal ficar muito tempo exposto as altas temperaturas de um secador, e se o secador não for bem manejado por um especialista o animalzinho pode sair até com queimaduras! Se a secagem do animal não é feita corretamente, e o animal ficar úmido isso é um problema sério, pois umidade é o ambiente preferido de fungos que causam graves lesões na pele de nossos bichinhos!
Outro cuidado de grande importância é a procura por um profissional especializado, que trate o animal com carinho e tenha preocupação com o resfriamento das lâminas usadas na tosa. Muitas clínicas veterinárias registram casos de queimaduras nos cães. Portanto, deve ser observado se o tosador troca as lâminas ou as resfria com frequência, porque as lâminas esquentam rapidamente. Se a tosa é bem feita, o animal não reclama.
Patrícia Monteiro de Barros / Médica Veterinária da SOS Animal
CRMV-SP 22310
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário