sexta-feira, 14 de maio de 2010
Alimentação Animal
Cães e gatos têm exigências nutricionais muito diferentes dos humanos e, por isso, é um grande erro dar sobras de comidas a esses animais. Um regime alimentar pobre pode causar uma série de problemas de saúde, como obesidade e complicações renais e digestivas, pois o equilíbrio alimentar de um cão ou gato está justamente na dosagem precisa de carne, cereais e legumes para satisfazer suas necessidades de aminoácidos, glicose, proteínas, minerais e vitaminas, fundamentais para uma vida saudável. "Deve-se evitar dar ao animal qualquer tipo de comida ou petiscos, principalmente biscoitos, e doces. Caso seja irresitível por parte do dono agradar sua mascote, dê produtos expecíficos para animais", explica Mareia Fernandes, veterinária daTotal Alimentos.
É justamente uma alimentação equilibrada, fruto de pesquisas em nutrição, bioquímica e fisiologia, que a indústria de alimentação animal já oferece ao mercado, sempre de acordo com o porte, a idade, a atividade e a saúde do bichinho. Existem, por exemplo, alimentos específicos para cães com excesso de peso ou gatos portadores da Síndrome Urológica Felina." Quanto mais nobre for o ingrediente, mais nobre será a digestibilidade, isto é quanto o animal consegue absorver. Embora as rações premium pareçam mais caras, o animal comerá menos", afirma a veterinária.
Hoje usa-se ingredientes funcionais, como fosfato de soja, mineral que ajuda a evitar o tártaro, além de oxidantes naturais, como a vitamina E. "A melhor coisa para os animais são os alimentos industrializados, pois são balanceados. Existem pessoas que ao darem somente carne para o animal doméstico acham que eles estarão bem nutridos, o que não é verdade. A carne não tem cálcio que é fundamental para os ossos", completa ela.
As diferenças da alimentação
Cães - Os cães necessitam de bom equilíbrio em cálcio e fósforo e um bom aporte de vitamina D para assegurar a solidez do esqueleto e um bom estado de conservação dos dentes. As gorduras também são fundamentais para dar energia, principalmente aos animais ativos e de grande porte. Já as proteínas asseguram a manutenção da massa muscular.
Gatos - Os gatos, por sua vez, possuem um paladar bem mais exigente que os cães e são mais sensíveis ao tipo de alimentação. O desequilíbrio nutricional pode provocar desde a queda dos pêlos até problemas mais graves, como a Síndrome Urológica Felina, um distúrbio que provoca uma série de disfunções que afetam o trato urinário e atacam cerca de 5% a 10% dos gatos adultos de ambos os sexos.
Chiclete para cachorro
Frango, bacon, queijo, menta e morango. Estes são alguns dos sabores de uma das guloseimas preferidas dos cães: os palitos mastigáveis. Feitos de couro bovino selecionado, segundo o médico veterinário Renato Frestaits Xavier, o produto "faz a higienização bucal do cão e ajuda a prevenir o aparecimento do tártaro e placas bacterianas. Também é uma forma de educar o instinto roedor do cão, para que ele mastigue o produto ao invés do pé da mesa, por exemplo. Este tipo de produto também é um agrado ao cão, uma forma de desestressar e premiar o animal", afirmou Renato Xavier.
por: Portal NaMidia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário